trabalho
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO E GESTÃO - CCG
DISCIPLINA: ELABORAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO
PLÁGIO NO AMBIENTE ACADÊMICO
TAINÁ PIRES BRILHANTE
SAUL FIUZA VIANA
1413059
1412007
FEV/2015
FORTALEZA, CE
TAINÁ PIRES BRILHANTE
SAUL FIUZA VIANA
PLÁGIO NO AMBIENTE ACADÊMICO
Trabalho apresentado a disciplina Elaboração do Trabalho Científico para composição da NP1.
FEV/2015
FORTALEZA
PLÁGIO NO AMBIENTE ACADÊMICO
Tainá Brilhante1
Saul Fiuza2
Maria Ivete Almeida Holanda3
Resumo
Este projeto de pesquisa científica foi realizado como parte das atividades desenvolvidas na disciplina de Elaboração do trabalho científico e tem por objetivo explicar o conceito de plágio, os motivos mais comuns para se levar ao plágio, quais as tipologias e as punições que muitas vezes não acontecem com o aluno descoberto. O plágio precisa ser encarado com seriedade nas escolas e universidades visando um melhor desenvolvimento dos alunos.
1- Conceito de plágio e etmologia
Segundo o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, plágio é “Apresentar como seu um trabalho intelectual de outrem”. Dessa forma, o plágio ocorre nos trabalhos acadêmicos quando alguém apresenta ou assina como seu, seja parcial ou total, qualquer tipo de produção intelectual de outra pessoa sem o devido crédito. O plágio não é somente a cópia fiel e não autorizada da obra de outra pessoa, mas também a apropriação da produção de alguém disfarçada por um modo distinto de escrever, ou por outro idioma, etc. Trata-se de uma violação dos direitos autorais e isso tem implicações cíveis е penais.
A palavra plágio provém do latim plagium relacionada ao verbo plágio, com significado análogo, de modo que a etmologia implica um ato criminoso.
2- Tipologias de plágio
Plágio direto ou Integral: consiste em copiar um trabalho inteiro sem indicar que é uma citação ou sem fazer referência ao