Biostatistica
Nas unidades anteriores aprendemos sobre a formação do conhecimento, a concepção de trabalho acadêmico e trabalho científico, bem como os tipos, métodos e etapas da pesquisa.
O próximo passo lógico seria, então, iniciar o estudo das regras práticas para a elaboração de um trabalho acadêmico e/ou científico, tais como formatação da página, tipo e tamanho da fonte, espaçamento entre as linhas etc.
Contudo, não podemos seguir adiante sem antes falarmos sobre um assunto delicado no universo acadêmico: o plágio.
Infelizmente, a maioria dos acadêmicos não sabe com exatidão o que é plágio quando ingressam no curso superior. Muitos descobrem o que significa tal prática da pior forma: quando recebem nota zero em um trabalho.
Mas o que é plágio?
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Plágio “é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original”1.
MORAES (2004, p. 95) explica que plágio é a imitação fraudulenta de uma obra, e atribui ao plagiário adjetivos como “malicioso, disfarçado, astuto, hábil, dissimulado”. Ele esclarece, ainda, que o plágio é normalmente motivado pela inveja ou pela preguiça. Com tal ato o plagiário “escamoteia e mente, desmoralizando o verdadeiro criador intelectual” (Ibid., p. 96).
Como professora universitária, ex-coordenadora de TCC do Curso de Direito da FACEAR e membro do Conselho Editorial da Juruá Editora, já acompanhei muitas histórias sobre plágio.
1
Wikipedia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%A1gio. Acesso em: 17/09/2014.
1
UNIDADE 06
A frente da Coordenação de TCC do Curso de Direito, logo no primeiro ano de minha gestão (2009) foram abertos dez processos administrativos para a investigação de fraude acadêmica em projetos e monografias de graduação, trabalhos apresentados nas disciplinas de