trabalho de piaget
O objetivo principal do texto é esclarecer a idéia de Piaget de que o sujeito é um centro de funcionamento. Desenvolver essa idéia pode contribuir para a compreensão do que significa não só um estruturalismo com sujeito (um passo necessário para aqueles que pretendem diferenciar estruturalismo sem sujeito de estruturalismo com sujeito), mas também a concepção de sujeito na epistemologia genética.
2–Qual a característica principal da epistemologia genética?
Uma epistemologia que defende o sujeito está obrigada a dizer qual é o modo de existir e de conhecer do sujeito. O sujeito é um centro de funcionamento: é auto-regulação; porém, na epistemologia genética, a auto-regulação desemboca na auto-organização.
3 - Apresente o conceito de sujeito para Piaget.
O sujeito é tendência para a organização e para a adaptação. Ou ainda, é auto-organização: é um sistema de relações hierarquicamente ordenadas. Já no nível dos reflexos, suas ações abrem-se incessantemente ao mundo. De início, tal abertura é indiferenciada. Mas, à medida que se defronta com novidades, se diversifica gradualmente. Em outras palavras, o sujeito é ativo e, até que se interesse por algo, suas ações não denotam qualquer direção específica.
4 - Qual a diferença entre organização e adaptação conforme Piaget?
A organização refere-se à propensão para construir um sistema de relações. Um sistema de relações envolve estruturas cujas funções são relativas umas às outras. Organização como sistema de relações destaca o aspecto interno das totalidades funcionais. Refere-se, portanto, às relações entre as operações dos órgãos de um organismo ou às coordenações das ações, ou ainda às conexões das operações formais do pensamento. Já a adaptação refere-se à propensão para a transformação. Por exemplo, um organismo tende a transformar uma substância do meio em uma substância com a qual suas estruturas possam lidar. Adaptação é equilíbrio entre assimilação e