TRABALHO DE PCPP
O planejamento agregado visa compatibilizar os recursos produtivos da empresa com a demanda agregada no médio prazo (5 a 18 meses aproximadamente), onde a empresa deverá definir uma estratégia de operações, que poderá ser:
Adequar os recursos necessários para o atendimento da demanda.
Atuar na demanda a fim de que os recursos disponíveis possam atendê-la.
Utilizar uma estratégia mista, atuar tanto nos recursos quanto na demanda.
1.1 Como opera e funciona
O primeiro passo na execução do planejamento agregado é obter o perfil da demanda para o período do planejamento, conforme o exemplo abaixo.
De acordo com a tabela acima, a demanda média para o período de planejamento é de 648 unidades/mês (7776/12). Caso os recursos produtivos fossem dimensionados para atender à demanda da média do período de planejamento (648 un./mês), ficaríamos com falta de recursos em 5 meses (jan., fev., out., nov., dez.), e um excesso de recursos em 7 meses (mar., abr., maio, jun., jul., ag. e set.). Como os dois casos são indesejáveis, o planejamento agregado tem como objetivo solucionar esta situação, procurando alternativas de menor custo para a empresa.
2 OBJETIVOS
O objetivo é apresentar um modelo para definirmos estratégias, com o fim de administrar a produção, balanceando a previsão de demanda com a capacidade produtiva da empresa e os recursos existentes para aumentar ou diminuir a produção, com os menores custos totais operacionais
2.1 Atuação na oferta de recursos
Admissão/demissão: consiste em admitir ou demitir colaboradores de acordo com as necessidades de mão-de-obra. Quando a variação da demanda é muito acentuada, como no exemplo apresentado, os custos são muito altos, tanto na admissão (recrutamento, treinamento) quanto na demissão (encargos sociais, relocação etc.).
Horas extras: consiste em trabalhar horas extras a fim de compensar as necessidades decorrentes do aumento da demanda. Neste caso, os custos são bem