TRABALHO DE OSSOS
OSSO COMPACTO E OSSO ESPONJOSO
OSSO ESPONJOSO O osso esponjoso é formado por varias trabéculas (placas ósseas que formam redes abertas) que dão o aspecto poroso uniforme ao tecido.
Neste tecido, as lamínulas ósseas, mais irregulares em forma e tamanho, se arranjam de forma a deixar entre si espaços ou lacunas que se comunicam umas com as outras.
As aréolas, que são grandes espaços vazios que caracterizam este tipo de osso, são preenchidas por células da medula óssea
A maior parte do tecido ósseo é constituída de ossos curtos, chatos e irregulares. Nos ossos planos a substância esponjosa situa-se entre duas camadas de substância compacta. Exemplos: esterno, ossos do crânio, ossos da bacia, escápula
1. Exemplo de osso
2. irregular(vértebra)
A consolidação de um osso esponjo fraturado, segue um padrão diferente daquela do osso cortical. Há uma área de contato mais ampla. Que permite penetração mais fácil do tecido ósseo e sua formação. A consolidação pode ocorrer diretamente entre as superfícies dos ossos e não através do calo externo. Como num osso cortical.
OSSO COMPACTO
1. Nos ossos compactos, as lamínulas de tecido ósseo encontram-se fortemente unidas umas as outras pelas suas faces sem que haja espaço livre interposto.
Por esta razão, este tipo é mais denso e rijo. Dá proteção, suporte e resiste as forças produzidas pelo peso e movimento.
1. Por esta razão, este tipo é mais denso e rijo. Dá proteção, suporte e resiste as forças produzidas pelo peso e movimento.
Nos ossos longos a diáfise é composta por osso compacto externamente ao canal medular. http://www.afh.bio.br/sustenta/sustenta2.asp#compacto 1. http://www.afh.bio.br/sustenta/sustenta2.asp#compacto
2. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-esqueletico/sistema-esqueletico-13.php
3. http://www.icb.ufmg.br/mor/anatoenf/sistema_esqueletico.htm
4. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-78522003000400006&script=sci_arttext
5.