A mão- ossos articulações e ligamentos
O homem é o ser mais evoluído do nosso planeta, sendo que dentre os diversos factores que nos diferenciam das outras espécies é a habilidade de nossas mãos.
Graças a um complexo conjunto de ossos e músculos existentes nas extremidades dos membros superiores, podemos realizar delicados trabalhos de precisão, pois temos a capacidade de realizar os chamados movimentos de pinça, diferentemente de outras espécies que não possuem esta capacidade. Tendo sido este, um importante diferencial para a nossa evolução e superioridade.
A nossa mão foi um factor muito importante na nossa evolução. E é sobre esta nossa particularidade que tratarei de retratar neste trabalho, alguns dos seus aspectos nomeadamente os ossos, articulações e ligamentos.
2. ANATOMIA DA MÃO
A mão é composta de muitos diferentes ossos, articulações, músculos e ligamentos que permitem a uma grande quantidade de movimento e destreza. 3.1. OSSOS DA MÃO
Sendo um importante membro do corpo humano, a mão possui uma grande quantidade de ossos, sendo que os principais se constituem em número de 27 ossos, que contribuem para que este membro de nosso corpo possa agir da forma como age, a fim de nos ajudar nas tarefas do dia a dia.
A Nossa mão é dividida em três partes, o carpo, o metacarpo e os dedos ou falanges, e é graças a este conjunto de ossos e articulações, que nós temos grande facilidade para fazermos os diversos trabalhos, sempre com muita precisão, o que nos difere grandemente de outras espécies.
Sendo assim os ossos da mão que são divididos em três partes, são em número de 8 no carpo, 5 no metacarpo e 14 falanges.
As falanges podem se dividir em distais, médias e proximais, sendo que proximais são mais longas que as distais, assim as do dedo polegar apresentam-se mais largas e curtas. Além disso, ainda existem muitos outros ossos menores que completam a formação óssea de nossas mãos. perfazendo 14 do total de 206 ossos, dos ossos do nosso corpo . 3.2.1. O