Defini O Das Condi Es De Trabalho Conforme NR 17
Ergonomia
A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis.
Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente na execução de suas tarefas.
As condições de trabalho se referem a aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos, às condições ambientais e à própria organização do trabalho.
Em todos os setores é possível que existam intervenções ergonômicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos ambientes de trabalho; assim, a Ergonomia pode e deve ser aplicada em vários setores de atividades (Industrial, Hospitalar, Transportes, Sistemas Informatizados, etc).
Levantamento, Transporte e Descarga de Materiais
Para garantir a Segurança e Saúde no Transporte Manual de Cargas, os trabalhadores devem receber treinamentos ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar; o peso da carga deve ser suportado inteiramente por um só trabalhador, não sendo permitido o transporte manual de cargas onde o peso comprometa a sua saúde.
Quando o transporte de cargas for designado para mulheres ou jovens, o peso máximo destas cargas deverá ser inferior àquele atribuído aos homens.
Sempre que houver uso de qualquer aparelho mecânico, o esforço físico realizado pelo trabalhador deverá ser compatível à sua capacidade de força, de maneira que não comprometa a sua saúde ou a sua segurança.
Quando as atividades são realizadas em pé, devem-se colocar assentos para descanso em locais onde possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas.
Para as atividades realizadas sentadas, é necessária maior atenção dos administradores em relação aos