trabalho de orgânica
A acelga (Beta vulgaris var. cicla), sua família é a Quenopodiáceas, é uma cultura de ciclo longo o 1º ano é a fase de crescimento e o 2º ano a sua produção é destinada para sementes, sua origem é européia com crescimento espontâneo em seu país de origem. A parte destinada para o consumo alimentar são as folhas, com o perfil oval e uma variação em sua coloração, com tonalidades escuras e claras.
É uma cultura de clima temperado e suporta geadas leves, se desenvolve em uma escala de temperatura de 6º a 33º, porém o clima que favorece é entre 15º a 25º a cultura se desenvolve muito bem em solo rico em matéria orgânica com pH favorável de 7,2 com uma tolerância entre 5,5 a 8 um alto índice de umidade porém não suporta solo acido.
É feita a colheita das folhas com um maior desenvolvimento normalmente entre 55 e 65 dias após o seu plantio.
Agrião
Temos duas variedades dessa cultura o agrião-da-água (Nasturtium officinale) e o agrião-da-terra (Barbarea verna) que pertence à família das Brassicaceae, sua origem é asiática e européia, a temperatura para o cultivo está entre 16 e 20ºC, se desenvolve melhor solo argiloso composta com matéria orgânica, trabalhando com o pH entre 6,0 a 6,8.
A menção da pesquisa adiante é sobre o agrião-da-água (Nasturtium officinale), que iremos trabalhar.
Essa cultura se necessidade de umidade em abundancia, e se desenvolve com temperaturas amenas que variam entre 16º a 20º, a uma tendência maior a florescer com temperaturas elevadas e reduzir o desenvolvimento da planta, é uma cultura rústica de fácil desenvolvimento, e sua multiplicação se da através de sua própria haste e por semeaduras tanto na bandeja quanto no canteiro.
A utilização de sementes de boa qualidade e com identidade botânica previne uma boa parte de problemas, o solo deve estar livre de contaminação como metais pesados e resíduos químicos, para o cultivo orgânico é necessário a adubação orgânica e verde e controle natural de pragas e doenças.
O agrião