Aula de Esfera (Geo. Espacial)
Para iniciar a aula utilizaremos uma programa da internet, onde o mesmo apresenta e explica os conhecimentos básicos de esfera. Neste programa algumas atividades são propostas, ao finaliza-las o programa avisa os acertos e confere os erros explicando a forma correta de resolução das atividades erradas.
Site: http://vivamat.no.comunidades.net/index.php?pagina=1793670336_06
Desafio:
Com 30 bolas de tênis (essas bolas serão utilizados em outra atividade) as professoras irão desafias os alunos a guardarem elas no menor espaço possível, sem utilizar qualquer material ou recurso, só usando as bolas.
O objetivo deste desafio é poder observar se os alunos já conhecem o empilhamento de esferas, podendo assim introduzir o próximo assunto. Caso não conheçam podemos, depois de desafia-los, mostrar como poderiam ter feito, mostrando o empilhamento.
Empilhamento de Esferas:
Primeiramente as educadoras irão explicar a história do surgimento do “Empilhamento de Esferas”.
Resumo da História:
Por volta do ano de 1600, um capitão de um navio pretendeu saber qual a melhor forma de guardar as balas de canhão. Então o famoso matemático e astrônomo Johannes Kepler, teria sugerido a forma piramidal conhecida atualmente como Conjectura de Kepler.
Em uma folha impressa, vamos trabalhar com os alunos:
Jogando Pylos:
Materiais: Caixa de ovo (24 unidades) e 30 bolas de tênis ou de plástico duro (15 de cada cor).
Objetivo de jogo: Estimular o raciocínio lógico matemático e vivenciar a aplicação do empilhamento de esferas a partir do jogo. Duração do jogo: De 5 a 20 minutos. Em um torneio, é possível atribuir a cada jogador um tempo limitado.
Fim do Jogo: O vencedor é aquele que coloca a sua última esfera no topo da pirâmide (fig.E)
Os jogadores tentam construir uma pirâmide de empilhamento de 30 esferas. Uma jogador de cada vez irá jogar, então cada jogador terá 15 esfera pra si. .O vencedor é o jogador que for capaz de