Didática
2º Ano Projeto Sustentabilidade
A Colcha de retalhos e O homem que amava caixas
Introdução
Nesta história procuramos resgatar o valor das memórias que fazem parte da constituição da identidade de cada um.
Através do relacionamento amoroso enfatizamos a importância da relação afetiva entre pessoas da mesma família, pois é ai que a criança vai começar a aprender a amar e ser amada. Considerando o valor da Literatura Infantil nos dias de hoje, percebemos que, além das informações que podem ser passadas através do livro, o essencial é o que a criança vai imaginar sentir, captar através da história. É a sua identificação com ela.
Público Alvo: 2º Ano
Duração: 7 meses
Justificativa
Sustentabilidade engloba também os conceitos sociais e econômicos. Pequenas ações diárias podem fazer toda a diferença para o ambiente; apagar as luzes, fechar a torneira e reciclar, por exemplo. Mas, para fazer um mundo sustentável, é preciso ultrapassar o limite ambiental e atuar em outras áreas, como na econômica, consumindo conscientemente, e na social, diminuindo as desigualdades.
Além disso, aprendemos que apenas saber não basta. É preciso agir.
“Um mundo sustentável é ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.”
Objetivo Geral
Despertar nos alunos o respeito ao meio ambiente e um consumo consciente sem desperdícios. Adotaremos o livro “A colcha de retalhos” pretendendo atingir o universo sensível da criança, através de uma linguagem simbólica, expandindo seus horizontes, enriquecendo-a com novas experiências e despertando nela uma curiosidade maior sobre a vida, as pessoas e o mundo que a cerca.
Objetivo Específico
Através de reflexões em sala de aula, entender a existência humana;
Compreender as várias formas de postura diante da própria vida;
Identificar, nas aulas, momentos onde houve desigualdadese injustiças sociais;
Utilizando a criação, redação e artes, analisar a visão