Trabalho De Organiza Es E Pol Ticas P Blicas
Disciplina: Organizações e Políticas Públicas
Alunos: Joana Shuvartz (201408324849)
Marta da Silva (201408068877)
Rafaelle Barreto (201407220519)
Roberta Macedo (201407168096)
Data da entrevista: 08/04/15.
Cras IX Rosani Cunha, Rua Jose da Cunha, 205 – Areia Branca, Belford Roxo. Telefone: 2662-2392.
Entrevistadas: Psicóloga Patrícia Carvalho de Andrade e Coordenadora Amanda Gomes do Nascimento.
Objetivo: Informar e orientar sobre os direitos sociais;
Articular e fortalecer os grupos sociais locais;
Prevenir situações de vulnerabilidade e risco social;
Promover espaços de diálogo reflexivo junto ao usuário com o objetivo de ampliar o significado de sujeito de direitos, contribuindo para seu desenvolvimento e sua autonomia na perspectiva de melhores condições de vida.
Público alvo: Pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, com vínculos familiares, comunitários e de pertencimento fragilizados e que vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências, e, principalmente as famílias beneficiárias do programa bolsa família (PBF) e benefício de prestação continuada ( BPC).
Profissionais que atuam no Cras: São ao todo 9 profissionais, sendo estes 1 psicóloga, 2 assistentes sociais, 2 assistentes administrativos, 1 orientador social, 1 professor de educação física e 1 funcionário de serviços gerais.
Número de usuários: Aproximadamente 2169 cadastros segundo o último relatório emitido em fevereiro de 2015.
Tipos de trabalhos: Cadastramento nos programas sociais, encaminhamentos de cursos, oficinas com o orientador social, reuniões socioeducativas, práticas de esportes com professor de educação física, grupos de apoio, projetos sociais e manuais.
Encaminhamentos: O Cras funciona como uma porta de entrada do indivíduo com a área de assistência social e quando há a necessidade alguns usuários são