Trabalho De Opera Es Unit Rias
Máquinas que realizam trabalho sobre um fluido com a finalidade de deslocá-lo, quando estão envolvendo líquidos.
Bombas Centrífugas
A energia é fornecida continuamente ao fluido por um rotor, que gira a alta velocidade aumentando a energia cinética que depois é transformada em energia de pressão.
Convertem a energia mecânica fornecida continuamente por um rotor, em energia cinética cedida ao líquido a ser bombeado. Esta energia é posteriormente transformada em energia de pressão (potencial). A bomba é constituída por um rotor que gira no interior de uma carcaça e ele é considerado o coração da bomba centrífuga. O fluido entra na bomba nas vizinhanças do eixo do rotor propulsor e é lançado para a periferia pela ação centrífuga. A energia cinética do fluido aumenta do centro do rotor para a ponta das palhetas propulsoras. Esta energia cinética é convertida em pressão quando o fluido sai do impulsor e entra na voluta ou difusor.
A voluta ou difusor é a parte estacionária que converte a energia cinética em energia de pressão.
As carcaças das bombas centrífugas podem ser feitas com diversas formas, mas a função principal é a de converter a energia cinética impressa ao fluido pelo rotor em uma carga de pressão. Além disso, a carcaça serve de contentor para o fluido e o oferece uma entrada e uma saída para a bomba.
Uma bomba centrífuga opera, usualmente, a velocidade constante, e a capacidade da bomba depende somente da pressão total, do projeto e das condições de sucção. A melhor forma de descrever as características operacionais das bombas se faz pelo uso das curvas características.
É usada na indústria de alimentos para transporte de alimentos com baixo teor de sólidos como caldo de cana, sucos de uva, óleos, azeites, leite, etc.
Vantagens:
Construção simples;
Baixo custo;
Fluido é descarregado a uma pressão uniforme, sem pulsações.
Permite bombear líquidos com sólidos Pode ser acoplada diretamente a motores Não há válvulas envolvidas na operação de