Trabalho de máquinas agrícolas
As máquinas agrícolas com seu surgimento mudou definitivamente a trajetória das técnicas de produção e oferta de produtos agrícolas. Houve um aumento significativo nas produções e a substituição da mão-de-obra braçal, possibilitando acesso a novas e melhores práticas de produção na agricultura.
A busca pela conservação dos recursos naturais impõe a atividade agrícola novos métodos e técnicas de produção, aliados à eficiência e ao maior controle de resultados obtidos no campo.
Agricultura Moderna está relacionada ao plantio de extensas áreas de monocultura, e uns dos principais problemas dessas áreas maiores são a qualidade do solo: distribuição inadequada de calcário, semente, adubo, herbicida e inseticida no terreno. Estes fatores estão ligados ao uso de máquinas, exige um certo cuidado para o cálculo da quantidade de um deles. O erro de alguns desses fatores podem ocasionar baixa produção na área cultivada.
Conclusão
O trabalho apresentou que a mecanização agrícola tem como objetivo o emprego adequado dos equipamentos e máquinas, visando sua otimização e a viabilidade da obtenção altas produtividades agropecuárias, com a racionalização dos custos e a preservação dos recursos e meio ambiente.
Dentre as atividades é importante o conhecimento da utilização de máquinas, como o funcionamento, seleção de máquinas, equipamentos, constituição, uso, regulagens, manutenção das máquinas e equipamentos para manejo no solo.
O planejamento dos custos nas operações é fundamental, além da otimização, principalmente, da tração animal nas pequenas propriedades rurais.
Para se adquirir um maquinário, deve haver uma escolha criteriosa para a escolha do equipamentos, tendo em vista as condições de exploração.