Segurança no trabalho em máquinas e implementos agrícolas
.Ausência da uniformidade e controle sobre o local de trabalho e das próprias atividades.
.Sobreposição entre o local de trabalho e o lar.
.O emprego frequente de mão-de-obra familiar sem restrições de idade .
.Baixa atuação do estado como legislador e fiscalizador de leis regulamentadoras dos riscos e perigo das atividades agrícolas.
Sobre este último aspecto, pode-se dizer que o Brasil conta apenas com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, dentre elas a NR 31.
Dentre as atividades agrícolas, as operações mecanizadas são as que oferecem maiores riscos de acidentes rurais. ACIDENTES COM TRATORES AGRÍCOLAS: O QUE FAZER? No Brasil as principais causas de acidentes com tratores são as faltas de:
.Falta de atenção durante a operação
.Falta de treinamento,
.Falta de capacitação dos operadores
.E baixa conscientização dos mesmos na operação das máquinas.
Estudos recentes realizados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostraram que as atividades agrícolas, em especial a utilização de máquinas agrícolas, estão entre as três atividades mais perigosas para os trabalhadores, sendo que para cada três acidentes ocorrido no meio rural, um ocasionou a incapacidade permanente do trabalhador. A operação com tratores e equipamentos agrícolas são as que oferecem os maiores riscos de acidentes. Os acidentes de trabalho representam enorme importância social e econômica, estudos estatísticos têm demonstrado a gravidade deste problema,