trabalho de MKT-2014
RESUMO:
Devido às diversas mudanças provenientes do ambiente externo da organização e o constante aumento da competitividade dos concorrentes, é necessário a busca de informações e o monitoramento do mercado para diminuir os riscos e incertezas das decisões estratégicas. O presente trabalho tem por objetivo realizar um estudo sobre as Variáveis Ambientais Críticas no Lançamento do Novo Fiat UNO 2010.
São as Variáveis: Ambiente demográfico, Econômico, Sócio Cultural, Político Legal, Tecnológico, Recursos Globais.
Como resultado deste estudo conseguiu-se identificar o perfil do cliente final, com suas necessidades específicas.
Ambiente Demográfico:
É o estudo da população humana em termos de: Tamanho; Densidade; Localização; Idade; Sexo; Raça; Ocupação e outros dados estatísticos.
O ambiente demográfico é de grande interesse para os profissionais de marketing, isso porque ele envolve pessoas, e pessoas constituem mercado.
Figura 1- O macroambiente e o setor de negócios da organização.
Fonte: Chiavenato e Sapiro, 2004, p.93.
Por que esta variável é critica?
Em Maio de 2010 o mercado recebeu a reestilização do velho Uno (embora seja um carro totalmente novo) com o intuito de encostar e até ameaçar a liderança do VW Gol e, para a marca, distanciar ainda mais do concorrente alemão. A Fiat usou a mesma estratégia usada pela Volks em 2008 com o Gol: fazer um carro todo novo e utilizar um nome reconhecido no mercado, alavancando as vendas e unificando no índice de emplacamentos da Fenabrave (Federação Nacional da distribuição de veículos Automotores).
Quase seis meses depois do lançamento, o ar de novo do veículo italiano já está passando e o objetivo da Fiat foi alcançado?
Para conseguir essa resposta, utilizamos informativos da Fenabrave do ano de 2010 para tirar algumas conclusões.
Participação mercado automóveis (Fiat x VW)
O gráfico mostra como