Assistente Social
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 um processo inclusivo ou excludente? 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O SUS foi criado primeiramente para todos, porém não esta sendo realizado e fundamentado conforme foi criado, por ser um tema de grande influencia e questionamentos em nosso país pelos grandes problemas causados e pelos seus processos, iremos abordar o inicio do SUS e os direitos de todo cidadão à respeito do SUS.
O SUS, o sistema único e público de saúde, foi criado no ano de 1988 para atender toda população, ou seja, o SUS é um sistema público de saúde para todos.
2 um processo inclusivo ou excludente?
Desde 1988, quando foi criado o SUS, todas as políticas e ações que tratem de saúde devem incluir os três princípios que foram detalhados nas leis 8.080 e 8.142; que é a descentralização, atendimento integral e participação da comunidade. Podemos pensar que o Sistema Único de Saúde é um processo inclusivo, afinal de contas esta no papel, com toda a formulação de estratégias e no controle de execução da política de saúde, de acordo com o nível de governo que cada um representa.
Ele nasceu a partir de um movimento social em prol da saúde pública, em uma grande mobilização de setores, como a sociedade civil organizada, os movimentos de saúde, os trabalhadores de saúde, os gestores e a academia. A oportunidade histórica de convergência política inseriu na constituição o capitulo da saúde criando um sistema universal e que se caracteriza pela democracia participativa.
Resultado de muita luta e mobilização da sociedade, a Constituição Brasileira reconheceu a saúde como direito de cidadania e instituiu um sistema de saúde que precisa ser implementada.
Com base na constituição federal: na lei 8080/90, a Lei Orgânica da Saúde: na Lei8142/90, que trata da