documento
Principais componentes do sistema nervoso central.
Encéfalo e medula espinal.
A medula espinal fica situada no interior do canal vertebral, que é formado por sete vértebras cervicais, doze vértebras torácicas, cinco vértebras lombares e cinco vértebras sacrais, as quais compõem a coluna vertebral. A medula espinal estende-se desde o forame magno ate o disco intervertebral, situado entre a primeira e a segunda vértebra lombar. Em sua parte superior, a medula espinal e continua com o encéfalo, terminando em sua parte inferior por afilamento abrupto, o cone medular, que continua com um delgado filamento meníngeo, o filamento terminal (ROBERTO CAMPOS COLICIGNO, 2008).
Existem 31 segmentos modulares: oito cervicais, 12 torácicos, 5 lombares e 5 sacrais, além de um coccígeo. Estes segmentos são nomeados e numerados de acordo com o local dos nervos espinais do canal vertebral de onde emergem (ROBERTO CAMPOS COLICIGNO, 2008). A medula espinal apresenta formato aproximadamente cilíndrico, sendo ligeiramente achatada no sentido Antero posterior. Seu calibre não e uniforme, pois apresenta duas dilatações, denominadas intumescências cervical e lombar, ou lombossacral, situada em nível cervical e lomba, respectivamente. Estas intumescências correspondem as áreas em que fazem conexão com a medula, as grossas raízes nervosas que formam os plexos braquiais e lombossacral, com aspecto de um rabo de cavalo, denominadas cauda equina, destinadas a inervação dos membros superiores e inferiores, portanto, de fibras nervosas que entram ou saem destas e que são necessárias para a inervação dos Membros superiores e inferiores (ROBERTO CAMPOS COLICIGNO, 2008).
Na medula, a substancia cinzenta localiza-se dentro da substancia branca e apresenta o formato de uma ‘borboleta’ ou um ‘H’ (ROBERTO CAMPOS COLICIGNO, 2008).
O encéfalo primitivo, ou arquencéfalo, dá origem às três vesículas primarias, denominadas prosencéfalo e rombencéfalo. O prosencéfalo dá