Trabalho de Microscopia
DE SÃO PAULO
MICROSCOPIA ELETRÔNICA
Fernanda Amorim Rocha Prontuário: 107503-9
Ligia Porto Alexandre Prontuário: 107404-1
Microscopia
A célula é a estrutura funcional básica de todos os organismos, sendo pequena e complexa, torna-se difícil ver suas estruturas e entender todo o processo que ocorre dentro dela. Para estudar a célula dependemos de técnicas e instrumentos que foram e vem sendo desenvolvidos juntamente com as descobertas e o progresso da biologia celular.
Desde a antiguidade já havia tentativas de reforçar a visão com o auxílio de dispositivos ópticos, como pedaços de vidros usados como lentes. A partir do século XIV, as lentes começaram a ser usadas comumente para corrigir defeitos de visão e como dispositivos de aumento. No início do século XVII surgiu o microscópio composto, constituído de uma lente objetiva e de uma ocular e, no ano de 1625 foi utilizado o termo microscópio.
Somente no início do século XIX, quando microscópios de boa qualidade tornaram-se disponíveis, pode-se descobrir que os tecidos animais e vegetais são agregados de células.
Recentemente, sistemas eletrônicos de imagem associados à tecnologia de processamento de imagens causaram um grande impacto na microscopia óptica. Eles permitiram que certas limitações práticas dos microscópios fossem superadas e as limitações do olho humano como: o olho não pode ver bem em ambientes pouco claros e não percebe pequenas diferenças de intensidade de luz em ambientes extremamente claros.
Tipos de Microscópios MICROSCÓPIO ELETRÔNICO DE TRANSMISSÃO
Foto de Karina Mancini (Unicamp)
Foto de Heidi Dolder (Unicamp)
Foto de Heidi Dolder (Unicamp)
Foto da Profª Adelina Ferreira (UFMT)
Imagens de Microscopia Eletrônica de Transmissão
O microscópio eletrônico de transmissão é em princípio similar, a um microscópio de luz, apesar de usar um feixe de elétrons em vez de feixe de luz, e uma bobina magnética para