Trabalho sobre microscopia
Microscópio, um aparelho capaz de aumentar a imagem de pequenos objetos. Sua invenção se deve inicialmente com o fabrico das primeiras lentes óticas, através do polimento do vidro, pelo fiorentino Salvino d´Armati, em 1285. Mas a ideia de combinar lentes para aumentar a imagem de objetos menores foi de Hans Janssen e seu filho Zacharias Janssen fabricantes de óculos, em 1591. Eles utilizaram duas lentes de vidro montadas na extremidade de um tubo.
No século XVII, o holandês Anton von Leeuwenhoek desenvolveu um microscópio muito mais aperfeiçoado, utilizando apenas uma lente, pequena e quase esférica, entre duas placas de cobre. Este foi o grande arco da ciência, com isso ele pode observar os glóbulos sanguíneos, bactérias, protozoários e muitas outras estruturas microscópicas.
Algum tempo depois das descobertas de Leeuwenhoek, Robert Hooke construiu um microscópio muito mais poderoso, um aparelho com duas lentes ajustadas nas extremidades de um tubo de metal, sendo conhecido como microscópio composto, ajudando ainda mais nas pesquisas ciêntificas.
Hoje em dia existem vários tipos de microscópios, podendo ser ópticos, onde apresentam um sistema de lentes que amplia a imagem do objeto observado. Eles podem ser mono ou binocular. Os melhores microscópios ópticos são aqueles em que a imagem é ampliada com o auxílio da luz que atravessa o objeto, aumentado a imagem cerca de 2 mil vezes; e também os eletrônicos que são instrumentos sofisticados de pesquisa, são muito grandes e conseguem imagens mais ampliadas em até 400 mil vezes.
Algumas modalidades de observação em microscópios ópticos:
1.Campo claro 2. Contraste de fase 3.Polarização 4.Fluorescência 5.Confocal a laser
1.Campo claro: todo os microscópios funcionam com campo claro. É utilizado para observação de materiais corados, geralmente entre lâmina e lamínula.
.
2.Contraste de fase: baseia-se nos princípios físicos da difração da luz. Este microscópio é dotado de um sistema