Microscopios
Microscopia de luz
Microscopia de campo escuro
Função: É utilizado para visualizar materiais muito pequenos como plâncton, bactérias e cristais.
Como funciona: A luz dispersada entra na objetiva e o objeto aparece iluminado e brilhante sobre um fundo escuro. Tal consegue-se pela utilização de um tipo especial de condensador que ilumina o objeto obliquamente. A luz atinge o espécime a ser analisado e somente os feixes desviados pelo objeto percorrem o resto do sistema, isto é, objetivas e oculares, formando a imagem.
Onde é utilizado: Na observação de microorganismos não corados, suspensos em líquidos, preparações a fresco e em gota pendente, plânctons, bactérias, grãos de pólen. Microscopia de contraste de fase
Função: Observar materiais biológicos sem a coloração.
Como funciona: A luz que passa através de materiais com densidades ligeiramente diferentes é refratada ou desviada do seu trajeto original. Sendo ampliadas e transformadas em mudanças de amplitude (intensidade) as quais são visualizadas como diferenças de contraste na imagem. Ele apresenta sistemas de anéis metálicos postos no caminho da luz. Um na lente condensadora e outro nas objetivas. Esses anéis, após centralizados, promovem o retardo óptico, permitindo assim a visualização do espécime sem coloração.
Onde é utilizado: Dispõe de certos recursos específicos para estudar células vivas e não coradas, particularmente útil para o estudo da mitose em células cultivadas in vitro, e exames rápidos de células, sangue, bactérias, algas, protozoários de ambientes aquáticos, conteúdo estomacal de animais, análise de materiais cerâmicos, têxteis e minerais.
Microscopia de