Trabalho sobre microscopia
Curso: Engenharia Florestal
Professor: Silvane Vestena
Aula prática: 01
Uso do microscópio de luz ou microscópio óptico
Material: Microscópio óptico
Literatura referente à microscopia óptica.
Procedimento:
1) Segundo o esquema do microscópio óptico apresentado, indique as seguintes partes:
→ Fonte de iluminação;
→ Condensador;
→ Mesa;
→ Objetivas;
→ Oculares;
→ Canhão-revólver;
→ Charriot;
→ Macrométrico e micrométrico.
2) Descreva a função das partes citadas acima.
3) Como se calcula o aumento final da imagem ao microscópio?
4) Quais os cuidados básicos que se deve ter para com o microscópio?
Referências Bibliográficas
[pic]
2) Descrição das partes do microscópio óptico.
Fonte de Alimentação ou Lâmpada: clareia a preparação e auxilia na visão do que é observado. A mais utilizada atualmente é a luz artificial, fornecida por uma lâmpada de tungstênio ou de halogênio, incluída no aparelho juntamente com um interruptor com reostato, que permite regular a intensidade da luz emitida.
Condensador: conjunto de duas ou mais lentes convergentes que orientam e espalham regularmente a luz emitida pela fonte luminosa sobre o campo de visão do microscópio.
Mesa ou Platina: onde se fixa a preparação a observar; tem uma janela por onde passam os raios luminosos e também parafusos dentados que permitem deslocar a preparação.
Lentes Objetivas: permitem ampliar a imagem do objeto 10x, 40x, 50x, 90x ou 100x. As objetivas de 10x, 40x e 50x são designadas objetivas secas, pois entre a preparação e a objetiva existe somente ar.
Lentes Oculares: sistema de lentes que permitem ampliar a imagem real fornecida pela objetiva, formando uma imagem virtual que se situa a aproximadamente 25 cm dos olhos do observador. As oculares mais utilizadas são as de ampliação 10x, mas nos microscópios binoculares também existem oculares de 12,5, 8x e 6x.
Canhão: suporta a lente ocular na extremidade superior.