Desafio de aprendizagem
INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE E PLANEJAMENTO AMBIENTAL Importância Do Uso De Indicadores De Desenvolvimento Sustentável
← O documento do Ministério do Meio Ambiente (MMA 2001) cita que uma pesquisa do Conselho Internacional de Indicativas Ambientais Locais (ICLEI – International Council for Local Environmental Initiatives) revelou que:
← Até novembro de 1996, mais de 1.800 cidades, em 64 países, envolveram-se em atividades de Agenda 21 Local. Entre elas, o ICLEI constatou que: 933 cidades em 43 países já tinham estabelecido um processo de planejamento para o desenvolvimento sustentável, e outras 879 estavam apenas iniciando.
← Para melhor definir o conceito de desenvolvimento sustentável torna-se importante o estabelecimento de indicadores, objetivos e metas que possam medir adequadamente o desempenho de um país em matéria de sustentabilidade. Uma vez estabelecidas as metas, pode-se melhor guiar o município ou região em busca de desenvolvimento sustentável.
← Os indicadores podem ser selecionados e considerados isoladamente ou podem ser parecidos, servem para refletir sobre determinadas condições dos sistemas em análise.
← Podemos considerar quatro diferentes índices de desenvolvimento sustentável, devido a sua amplitude e natureza:
← > Indicadores ambientais
← > Indicadores econômicos (micro e macro)
> Indicadores sociais
← >Indicadores institucionais (compreendem a estrutura e funcionamento das instituições incluindo instituições clássicas; organizações não governamentais (ONG) e empresas.
← De acordo com a classificação de 1993 da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), os indicadores ambientais podem ser sistematizados pelo modelo Pressão-Estado-Resposta (PER) que assenta em três grupos chave de indicadores:
← > Indicadores de Pressão – caracterizam as pressões sobre os sistemas ambientais e podem ser traduzidos por