Contabilidade
A observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (N.B. C).
Na aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade a situações concretas a essência das transações desse prevalecer sobre seus aspectos formais.
Os Princípios Fundamentais da Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas a ciências da contabilidade frente o entendimento predominante nos universos científicos do País.
São Princípios Fundamentais de Contabilidade...
1- o da ENTIDADE;
2- o da CONTINUIDADE;
3- o da OPORTUNIDADE;
4- o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL;
5- o da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA;
6- o da COMPETÊNCIA e
7- o da PRUDÊNCIA.
1-O Principio da Entidade: Reconhecer o patrimônio como objeto da contabilidade e afirma à autonomia patrimonial a necessidade da diferenciação de um matrimonio particular no universo dos patrimônios existentes.
Por consequência, o patrimônio não se confunde com aquele dos sócios ou proprietários.
O patrimônio pertence à Entidade, mas a reciproca não é verdadeira.
2-O Principio da Continuidade: A continuidade ou não da entidade bem como sua vida estabelecida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais quantitativas e qualitativas.
A continuação influencia o valor econômico dos ativos especializados quando a extensão da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível.
A observância do principio da continuidade é indispensável à correta aplicação do principio da competência, por se relacionar diretamente com os componentes patrimoniais e a formação do resultado e de constituir dado para aferir a capacidade futura de geração de continuidade.
3-O Principio da Oportunidade:O princípio da Oportunidade refere-se simultaneamente a tempestividade,a integridade do registro das mutações patrimoniais