A prática e o trabalho dos assistentes sociais na saúde
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PLANO INDIVIDUAL DE ARTIGO-PIA
LINHA DE PESQUISA: 01-POLITICAS SOCIAIS, QUESTÕES SOCIAIS E DIREITOS SOCIAIS.
ARÉA DE ESTÁGIO: SAÚDE
TEMA: A PRÁTICA E O TRABALHO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NA SAÚDE
DELIMITAÇÃO DO TEMA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO ESTÁGIO NO SETOR DE ASSESSORIA DE SERVIÇO SOCIAL
MANAUS-AM
2008
I-JUSTIFICATIVA
Pretendo contribuir através desse artigo cientifico um debate no sentido da socialização e ampliação, ou seja, uma reflexão sobre a atividade das assistentes sociais na Assessoria de Serviço Social, como se comporta sua prática a partir de uma análise desenvolvida no estágio. No atual debate da categoria, pensar sobre os novos espaços de trabalho e as novas competências profissionais, que tornou-se pauta constante sobre as questões que envolvem a qualidade do fazer profissional como uma demanda prioritária ao Assistente Social.
A diferença entre o tratamento da assessoria na literatura mais antiga e a mais recente se refere ao tratamento da prática profissional, que através dela podemos ultrapassar as demandas individuais para uma requisição mais coletiva, que envolve sobre tudo a universidade. Podemos observar um grande aumento de experiências relatadas como parte do processo de capacitação de alunos inseridos em diferentes áreas de estágios. Onde as Assistentes Sociais tem total importância para a formação profissional de seus estagiários, onde adquirem experiências importantes para seu desenvolvimento profissional, onde vem ocorrendo várias transformações que vem se colocando no dia-a-dia do Assistente Social que lhe delega novas competências e atribuições.
O presente artigo, mostra de forma clara a prática das Assistentes Sócias, suas ferramentas de trabalho, entrevistas, relatórios de visitas e orientação ao usuário em relação há seus direitos sociais, junto a secretária de Estado de Saúde. A assessoria de Serviço Social está subordinada diretamente ao gabinete do Secretário