Gestão de conhecimento: um desafio para as empresas
O conhecimento é um dos recursos mais importantes, nos dias de hoje. Cada vez mais, a gestão do conhecimento torna-se um recurso valioso para as empresas. Por isso, elas devem criar mecanismos de organização e sistematização para capturar, armazenar, gerar, criar, analisar, traduzir, compartilhar e fornecer a informações de maneira rápida e precisa.
O conhecimento é um bem intangível, uma combinação de dados que, tratados e contextualizados, fornecem soluções essenciais no processo de tomada de decisões em todos os níveis de uma corporação. As informações criam oportunidades e colaboram com ações estratégicas. Elas estão em todos os campos, por exemplo, em vendas, marketing, publicidade, serviços, operações e administração das empresas.
Portanto, o sucesso das empresas depende muito da capacidade de gestão do conhecimento e da manutenção da inteligência organizacional. Caso contrário, isso pode comprometer os resultados e gerar um impacto negativo no desempenho de determinada área ou até da empresa inteira.
O conhecimento coletivo, sobre o negócio, a concorrência, os clientes, a tecnologia, etc., está se tornando a última fronteira da excelência empresarial. Hoje, a riqueza fixa (terras, equipamentos, imóveis, etc.) está sendo, cada vez mais, substituída por riquezas móveis (pessoas, informação, competências, know-how, conhecimento,etc.). Segundo o consultor de empresas e presidente do Instituto MVC Estratégia e Humanismo, Marco Aurélio Ferreira Viana, grandes exemplos disso são que a maior indústria de tênis do mundo, a Nike, não tem fábrica; a livraria de maior crescimento no mundo, a Amazon, não tem lojas; a Lotus foi vendida à IBM, por 15 vezes seu valor patrimonial; a Microsoft vale em bolsa cem vezes o valor do seu ativo tangível; a filial americana da Nokia fatura 200 milhões de dólares com 5 empregados. O tangível está cedendo lugar ao intangível.
A gestão do conhecimento é muito importante para o