Ciêcias contábeis
1 INTRODUÇÃO A contabilidade é a ciência que tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econômico-financeiros acontecidos dentro de um patrimônio pertencente a uma entidade; mediante a aplicação do seu conjunto de princípios, normas, técnicas e procedimentos próprios. O objeto da Contabilidade é o patrimônio das entidades e tem como objetivo: controlar o patrimônio das entidades, apurar o resultado das entidades, prestar informações sobre o patrimônio, sobre o resultado das entidades aos diversos usuários das informações contábeis. Modernamente as finalidades da Contabilidade são reunidas em duas:
- Planejamento - a informação contábil pode ser um forte suporte para o planejamento e, mais ainda, quando estabelecendo padrões, torna claras situações futuras.
- Controle - está ligado à análise das definições adotadas pela organização. A Contabilidade pode ser aplicada por pessoas físicas e pessoas jurídicas com finalidade lucrativa ou não, inclusive as de direito público como a União, Estados e Municípios. Dessa forma, se percebe a importância de estudar cada tema que será abordado nesse trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada. Foi a partir daí que