Quimica Plastico
ÓPTICAS E ELETRONICAS
ENGENHARIA MECÂNICA
Hellen Christina da Silva GRR20147765
Rafaela Benin Sendeski GRR20148741
APLICAÇÕES:
• As aplicações ópticas mais importantes são encontradas em computadores, telecomunicação e telas de vidros. Também são encontradas em telas planas, mostradores (como os de publicidade, gabinetes transparentes de máquinas, cobertura para estádios, janelas para aviões). Os materiais mais utilizados são PMMA, PC, PS e PET.
FORMULAS:
Acrílico ou polimetil-metacrilato
Politereftalato de etileno
EXIGÊNCIAS E DIFICULDADES:
• Cada vez mais tem a necessidade de filmes mais leves, precisos, finos, e com maior planicidade. Para isso é preciso resinas com alto desempenho tais como PEEK, cristal liquido ou poliimidas. Apesar de flexíveis, demandam muito dinheiro para a sua produção, essa flexibilidade permite um design tridimensional. CALANDRAGEM PARA FILMES PLANOS DE
PRECISÃO:
•
O processo de calandragem é utilizado para a confecção de filmes planos, chapas e laminados que são posteriormente termoformadas dando origem a produtos para a indústria de embalagens alimentícias, farmacêutica, automobilística e outras. • A principal vantagem da calandragem é obter um material com espessura constante e com um excelente acabamento.
NA CALANDRA:
• É utilizado agua (ate 150 °C) ou óleo (ate 230 °C), para controlar a temperatura dos rolos e garantir a qualidade dos filmes. Os severos requisitos para os filmes são um desafio para os fabricantes de máquinas que devem melhorar sua tecnologia para garantir maior qualidade do produto.
PROCESSAMENTO:
•
No processamento será considerado a partir da saída da matriz e os resultantes requisitos de equipamento, além dos critérios já citados o grau de cristalização possui um importante papel na determinação das propriedades finas,no PEEK a cristalização melhora suas propriedades mecânicas.
O EQUIPAMENTO:
• A calandra deve ter um certo arranjo de rolos para conseguir o