Poluição dos Polimeros
POLÍMEROS
Escola Secundária Dr. José
Afonso
Física e Química
INTRODUÇÃO
Deste há muitos anos as embalagens plásticas estão sendo despejadas em aterros sanitários, mas o facto de não serem biodegradáveis faz com que se acumulem no ambiente conservando por muitos anos as suas propriedades físicas.
No início, os plásticos apenas substituíam a madeira, mas nos anos
60, com a sua introdução no mercado de embalagens, vieram a substituir o vidro e o cartão, e nos anos 70 vieram as substituições no campo dos metais.
Com a revolução das embalagens, surgiram as embalagens plásticas que são derivadas de polímeros, estas são mais usadas devido a algumas vantagens que apresentam.
POLÍMEROS
Um polímero é um composto químico ou mistura de compostos consistindo
de unidades estruturais repetidas criadas através de um processo de polimerização ( reacção química que dá origem aos polímeros).
Vantagens dos polímeros em relação aos metais:
-pouco peso;
-alta resistência à corrosão;
-menor custo;
- isolantes elétricos/ térmicos;
-facilidade de fabricação e manuseio;
Desvantagens:
-baixa resistência à temperatura;
-baixa resistência mecânica;
-alto coeficiente de dilatação.
POLÍMEROS
São necessários entre 100 a 150 anos (aprox.) para que os polímeros sejam degradados no ambiente. Por isso a poluição causada pelos polímeros tornou-se uma preocupação mundial, alem de poluir rios e lagos, polui também o solo de um modo geral.
Os grandes vilões deste século são os materiais poliédricos como as garrafas PET de refrigerantes, que carregam problemas ambientais pelas características de serem descartáveis. A poluição pelos polímeros poderia ser minimizada com a reciclagem dos plásticos ou o emprego de polímeros biodegradáveis.
UTILIZAÇÕES E BENEFÍCIOS
Construção civil, agrícola, de calçados, móveis,
alimentos, têxtil, lazer, telecomunicações, electrónicos,