Mecanismo de Retorno Rapido
Escola de Engenharia
Departamento de Engenharia Mecânica
ENG03316-U Mecanismos I
Estudo do Mecanismo de Retorno Rápido
Angelo Saorin
Eduardo Nazzario Fabris
Luan Giacomolli
Estudo do Mecanismo de Retorno Rápido
Trabalho apresentado em dezembro de 2014 com o objetivo de estudar as propriedades do Mecanismo de Retorno Rápido, suas vantagens, desvantagens e aplicações diárias
Prof. Patric Daniel Neis
1 Introdução
Neste trabalho estudaremos mecanismos, que são conjuntos de corpos rígidos de tal modo interligados que o movimento de um provoque o movimento dos restantes. Um ou mais mecanismos associados a uma fonte de energia é uma máquina.
Alguns exemplos são mecanismos biela-manivela, mecanismos de barras, trem de engrenagens, cames, junta ou acoplamento e manivela.
2 Recolha Bibliográfica
2.1 Tipos de Mecanismos
Os mecanismos com elementos mecânicos podem ser subdivididos, de uma maneira geral, em:
Mecanismos de movimento uniforme: Engrenagens, rodas de atrito, de acoplamento flexível (correias, correntes, etc.),
Mecanismos de movimento periódico: mecanismos de barras, mecanismos de cames.
Os mecanismos de movimento uniforme são comumente fornecidos como unidades completas de montagem. Seu estudo cinemático é mais simples, e seus problemas de aperfeiçoamento localizam-se nos materiais e na manufatura.
Os mecanismos de movimento periódico fazem parte integrante de uma máquina, e não são fornecidos como unidades pré-fabricadas e sim projetados, devido ao fato das exigências variarem de acordo com as circunstâncias, de caso a caso de projeto.
Outro critério de classificação dos mecanismos tem como base o tipo de transformação do movimento entre os órgãos motor e movido. Os mecanismos podem transformar movimento de:
Rotação em rotação como um par de engrenagens (motora e movida), a polia motora