trabalho de matematica Potenciação
A potenciação é usada a muito tempo auxiliando em diversas situação do cotidiano e tornando possível representações matemáticas, também solucionando problemas de grandes dificuldades.
Assim como muitas descobertas do homem, a potenciação deu possibilidade a novos limites e permitiu o aumento dos conhecimentos humanos envolvendo também ciências demais como a astronomia, física, química e biologia. A utilização da palavra ‘potência’ na matemática, é atribuída a Hipócrates de Quio autor que escreveu o primeiro livro de geometria elementar chamado Elementos de Euclides.
Hipócrates designou o quadrado de um segmento pela palavra dynamis, que significa precisamente potência. Conceitos antigos dos quais se têm registros aparecem no século III através do astrônomo e inventor Arquimedes em seu livro Contador de areia cita à tentativa de calcular quantos grãos de areia seriam necessários para encher o universo. As potências possuem inúmeras aplicações no cotidiano, os cálculos envolvendo juros compostos são baseados na potenciação das taxas de juros, a função exponencial também é um exemplo onde se utiliza potências, a notação científica utiliza potências na tentativa de representar números muito grandes ou pequenos. É certa a importância das potências nos cálculos matemáticos modernos, facilitando e contribuindo na resolução de problemas cotidianos.
Exemplo 1
Um capital de R$ 500,00 foi aplicado a uma taxa de 2% ao mês durante 10 meses, no regime de juros compostos. Determine o valor a ser recebido após o tempo da aplicação.
Resolução:
A situação acima envolve juros compostos, por isso ocorre acumulação de capital que deverá ser expresso