Potenciação do Macro ao Micro
Licenciatura em Matemática
MAISA MEDEIROS
POTENCIAÇÃO DO MICRO AO MACRO
1 INTRODUÇÃO
Potenciação do micro ao macro nasceu da dificuldade encontrada pelos alunos do ensino fundamental e médio com relação ao aprendizado de potenciação, também da dificuldade que docentes de física e matemática têm com relação à falha neste aprendizado. Após identificar o problema em questão e sabendo de todas as diretrizes que nos norteiam, buscamos uma forma inovadora que responda talvez ao maior questionamento recorrente dentro de uma sala de aula, o porquê da necessidade deste aprendizado. Com isso pretendemos após o término sanar dúvidas e mais do que isso criar uma forma que seja inovadora e dentro da interdisciplinalidade demonstrar de forma prática a aplicação de potenciação em várias outras ciências e campos de trabalho. Através de várias curiosidades ligadas ao assunto torná-lo um aprendizado prazeroso.
2 POTENCIAÇÃO DO MACRO AO MICRO
Com o trabalho realizado na rede estadual de ensino, verificamos de forma clara a dificuldade dos alunos com relação ao aprendizado de todos os conteúdos ligados a matemática e física, mas além disso, verificamos que essa dificuldade aumentava ou diminuía de acordo com a metodologia adotada pelo professor do ano anterior.
Baseada nestes fatos e seguindo normas do CBC (Conteúdos Básicos Comuns) onde temos um cronograma de matérias a serem executadas em todas as séries, e também com o projeto de inter-disciplinalidade, onde as disciplinas tem que se interligar com informações e aplicações, mas além disso utilizar uma metodologia onde podemos e devemos trabalhar uma forma que o aluno possa entender onde é utilizado e qual a funcionalidade da matéria ali lecionada, passamos a pesquisar na internet e em livros, uma forma clara, que atendesse todas as exigências e ao mesmo tempo que chamasse a atenção de alunos do 6° ano, os quais nesta idade ainda se comportam de forma infantil e