brinquedoteca
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 Brincar, uma forma de aprender 4 A importância da brinquedoteca no ambiente escolar. 5
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade discutir a importância da brinquedoteca na aprendizagem escolar, se apresentando como uma aliada à escola, onde contribui para que as crianças formem amplo conceito de mundo, onde a afetividade é acolhida, a criatividade estimulada e os direitos da criança respeitados, bem como auxilia como suporte pedagógico. Propomos como objetivo principal analisar como a brinquedoteca pode ajudar no desenvolvimento da criança, e os objetivos específicos: identificar a importância da brinquedoteca; averiguar em como a brinquedoteca pode ser um suporte pedagógico, e por fim analisar a brinquedoteca como um ambiente de socialização e convivência com regras e limites.
A brincadeira é um comportamento presente em todas as culturas, cada qual com suas especificidades (BROUGÈRE, 1998; PEDROZA, 2005). Por meio da brincadeira a criança aprende comportamentos, constrói conhecimento, expressa emoções e sentimentos e significa para si a cultura em que está inserida. Pesquisar sobre esse comportamento tão complexo e tão básico ao ser humano tem-se demonstrado um desafio para as áreas do conhecimento. Todavia, já é possível sintetizar o conhecimento existente e propor atuações condizentes com o mesmo de maneira a atender às necessidades de espaços ao brincar infantil.
2 DESENVOLVIMENTO
Brincar, uma forma de aprender
Na escola, em casa, e em espaços de lazer podemos identificar que as crianças hoje buscam um local para brincar, podendo assim interagir com um espaço voltado para sua faixa etária. E sabe-se que o espaço pedagógico adequado para esse processo-ação, brincar-aprender e vice-versa é chamado de