Projeto Pesquisa Leticia
A titulação permanganimétrica de íons de Fe³+ é frequentemente utilizada em curso de graduação e em práticas de laboratórios, que utiliza o zinco como reagente redutor. Neste trabalho será utilizado o Alumínio e o magnésio a fim de se obter um resultado equivalente ao do Zn, levando-se em consideração que o Al e Mg tem potencial de redução maior que o Zn.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Explorar pedagogicamente os aspectos teóricos e práticos das reações envolvidas na redução de
Fe3+ utilizando alumínio metálico em raspas e magnésio, já que estes são agentes redutores mais eficientes que o zinco, pela sua posição na série eletroquímica e seu potencial padrão de redução.
Objetivo Especifico
Realizar a redução do Fe³+ utilizando o alumínio e o magnésio como reagentes redutores, pois possuem potencial de redução maior que o zinco;
Comparação dos resultado obtidos do alumínio e magnésio com os resultados do zinco,para verificar qual elemento teve resultado mais satisfatório.
JUSTIFICATIVA
Experimentos feitos anteriormente envolvendo a redução do Fe³+ utilizando Zinco e Magnésio como agentes redutores mostraram que o magnésio é mais viável economicamente. Neste contexto, a proposta deste trabalho é realizar a redução do íon Fe³+ com Magnésio e Alumínio, pois estes são agentes redutores mais eficientes e, além disso, podem ser obtidos por reciclagem de outros materiais ou mesmo de resíduos das aulas práticas. Desse modo espera-se obter resultados mais satisfatórios economicamente com a utilização do alumínio e magnésio em raspas como agentes redutores nessa reação.
HIPÓTESE
Espera-se encontrar uma correlação entre a quantidade dos redutores metálicos utilizados e a concentração analítica de Fe³+.
REFERENCIAL TEÓRICO
A titulação permanganimétrica de íons Fe²+ é realizada há décadas sendo essa titulação simples, rápida e didaticamente explorada, pois envolve uma série de reações de óxido-redução (Lichtig et al. 1997). Na literatura específica utiliza-se o redutor