Impacto da inflação nas mensalidades da faculdade
FELIPE ORTIZ DE MELLO
THAIS FERREIRA DA CRUZ
LETICIA NAVARRO FORTE MARTINS
Impacto da inflação no reajuste da mensalidade no ensino superior brasileiro.
SÃO PAULO
2014
FELIPE ORTIZ DE MELLO RA: 6323412
THAIS FERREIRA DA CRUZ RA: 6343264
LETICIA NAVARRO FORTE MARTINS RA: 6373480
Impacto da inflação no reajuste da mensalidade no ensino superior brasileiro.
Projeto Integrado apresentado ao Professor Rafael Palazzi, para o cumprimento do compromisso do segundo semestre do curso de bacharelato em Ciências Econômicas da Faculdade Metropolitanas Unidas.
SÃO PAULO
2014
RESUMO
O presente estudo foi realizado a partir da constatação da variação das mensalidades pagas no mês de Dezembro de 2013 e Janeiro de 2014 durante o ensino superior no Brasil. Essa modificação do valor é feita principalmente para manter a evolução da educação no país e causado pelo aumento dos preços de bens e serviços no país. Utilizamos dados de faculdades para sabermos a participação da inflação no reajuste. As instituições de ensino aplicam a inflação do ano anterior divulgado pelo órgão responsável para calcular a porcentagem de reajuste. Em 2013 a inflação foi de 5,91% (tendo como base o IPCA) e o reajuste para inicio de 2014 foi de 12,63% e 6,01% nos casos estudados.
Palavras-chave: Faculdade. Mensalidade. Inflação. Reajuste. Impacto.
Sumário
1. Introdução.
Inúmeros alunos de diversas instituições se deparam com um novo valor da mensalidade quando geram o boleto no inicio do ano, ou até mesmo no inicio de cada semestre, de sua respectiva instituição de ensino. Esse reajuste é conhecido por todos os alunos e aceito se o crivo do individuo julgar ser plausível a comparação com a mensalidade que estava acostumada a desembolsar.
Como base para nosso estudo, utilizaremos dois exemplos. Uma aluna do