O Que Pode Haver De Comum Entre As Experi Ncias E Conquistas No Esporte E O Dia A Dia Nos Neg Cios
Economista formado pela PUC- Rio, Bernardinho narra esses e outros ensinamentos, adquiridos ao longo de sua experiência vitoriosa – foram 30 títulos importantes, entre os quais 5 medalhas olímpicas consecutivas – no livro Transformando Suor em Ouro (Editora Sextante). “Os problemas que enfrento como treinador de equipes de alta performance são basicamente os mesmos que preocupam todas as pessoas no competitivo ambiente profissional, como, por exemplo, encarar desafios e pressões e trilhar os caminhos da vitória”.
Bernardinho conta sua trajetória desde a época em que descobriu o voleibol. Foi convidado por um amigo para fazer um teste no mirim do Botafogo. Lá, conheceu seu primeiro mestre, o treinador Benedito da Silva, o Bené. E a primeira lição, foi tirada aí: “É fundamental conhecer as pessoas para motivá-las”. Segundo Bernardinho, a capacidade de Bené para motivar os jovens estava ligada à sua sabedoria em entender seus atletas, identificando os botões corretos a serem apertados. O do desejo? O da melhora da autoestima?
Além disso, as primeiras noções do que é ser líder na equipe foram também Bené quem ensinou, conta Bernardinho. “O líder não é apenas o capitão, como se imagina no esporte, mas aquele que dá o exemplo, seja treinando, jogando ou mesmo longe da quadra, o que contribui para o aprimoramento do time”.
Já como jogador reserva da seleção brasileira na década de 80, entre vitórias e derrotas, Bernardinho relata uma das maiores compreensões tiradas dessa