TRABALHO DE MATEM TICA
Rafael da Rosa Moreira – 22T1
Grado
Origem, contexto histórico e aplicação.
São Leopoldo
2015
Origem
Grado tem origem no termo grade e foi apresentado para uso em juntamente com o sistema métrico, embora não fazendo parte do Sistema Internacional de Unidades (SI). O termo original não foi aceito no norte da Europa por poder ser confundido com grade, daí resultando a posterior adoção de um símbolo (gon), primeiramente naquela região, depois virou símbolo padrão internacional. Em alemão, a unidade foi chamada de novo grau.
Contexto Histórico
Foram feitas diversas tentativas para introduzir o grado como medida oficial, mas a unidade foi adotada apenas por alguns países e em áreas especializadas, como a topografia e a artilharia, sendo usado para aferição do ângulo de tiro em grados.
Aplicação
No CPOR - Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de S.Paulo, o uso da medida grado é obrigatório nas peças de artilharia, ou seja, no ajuste de mira de canhões. Os canhões Schneider franceses usam o grado a França foi o único país que preservou a medido grado para ângulos. Por isso, na Artilharia do CPOR, até a Segunda Guerra mundial, o grado era usado na medida de ângulos. Com o Brasil entrando na Segunda Guerra a influência francesa no exercito mudou e entrou a influência americana.
Conclusão
Considerei o uso do grado uma bobagem imensa, pois se poucos países usam, seria muito melhor que todos adotassem a mesma em todas as áreas, estudo desnecessário para quem precisa usar como os militares, pois existem sistemas mais fáceis e com a mesma precisão.
Fonte:
http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=0&Cod=215