Trabalho de marketing e serviços
O Marketing de serviços pode ser definido como um conjunto de atividades com o objetivo de analisar, implementar, planejar e controlar programas destinados a obter, servir e investigar a demanda de serviços e produtos de forma correta, atendendo as necessidades e desejos dos consumidores, com satisfação, qualidade e produtividade.
Para Alberto de Oliveira Lima Filho, em seu artigo “Marketing de Serviços” (2001) define-o “como as atividades operacionais destinadas a investigar, obter e servir a demanda por assistência profissional (...) objetivando investigar a oportunidade de mercado para planejar, organizar e oferecer assistência de serviços de qualidade, a preços razoáveis que possibilitem satisfação dos clientes e remuneração adequada aos profissionais”. Segundo Las Casas (2000) “O marketing de serviços é caracterizado como partes intangíveis presentes em qualquer das situações vivenciadas em todos os momentos, é uma experiência vivida, é o desempenho”. Já o serviço ele define como “uma transação realizada por uma empresa ou por um empresário, cujo objetivo não está associado a transferência de um bem”. Las Casas (1991).
A importância do marketing de serviços, segundo Kotler e Armstrong (2003), “é um dos modos mais importantes de uma empresa se diferenciar das outras é executando consistentemente um serviço de qualidade superior a seus concorrentes”. Já os serviços Kotler & Armstrong (1995) definem como: “toda atividade intangível que uma parte pode oferecer a outra, que não resulta na posse de um bem”. Intangível porque não pode ser visto, provado, sentido, ouvido ou cheirado antes de comprar.
No ano de 1995 com a implantação do real, o cenário econômico toma um novo rumo. Devido à abertura do comércio, surgem outras formas diversificadas do produto chegar ao consumidor, é onde a concorrência se torna mais acirrada, a partir dai o marketing passa a ser muito mais importante dentro das organizações. Devido o aumento da