TRABALHO DE LOG
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
TRANSPORTE MARÍTIMO E FLUVIAL
Manaus 2015
TURMA LOG 031
ADILON DE LIMA DE ALMEIDA
CRISTIANO SOUSA
DOUGLAS
EDIVAN
ELIS RODRIGUES
EMERSON CRUZ
MATHEUS MONTEIRO
MILY CORREIA
ROSENILDA BENTES
TRANSPORTE MARÍTIMO E FLUVIAL
Trabalho solicitado para a obtenção de nota parcial na disciplina Logística Internacional, turma LOG – 031 do Curso Superior Tecnólogo em Logística do Centro Universitário Nilton Lins, ministrado pelo professor Ulisses.
Manaus
2015
INTRODUÇÃO
O extenso litoral brasileiro e seus vastos rios oferecem enorme potencial para utilização econômica do transporte marítimo e fluvial. O Brasil transporta, anualmente, mais de 350 milhões de toneladas por via fluvial.
Este meio de transporte não foi totalmente explorado ainda, por exigir investimentos iniciais muito altos e, principalmente, por ser um meio de transporte lento.
Embora a Marinha Mercante tenha-se desenvolvido nas últimas três décadas, sua capacidade de longo alcance é ainda desproporcional face ao volume e à taxa de crescimento do comércio transoceânico do Brasil. Em 1989, aproximadamente 2% dos produtos transportados por água, encontravam-se em recipientes de carga. Existem 16 portos totalmente equipados no Brasil, entre os quais destacam-se o de Santos, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Dois cursos de água navegáveis estão melhorando o transporte fluvial no Brasil, e com os países vizinhos do sul e sudeste: os cursos do Paraná-Paraguai e o do Tietê-Paraná, este último também chamado de "Curso Fluvial do MERCOSUL". Projetos recentes estão sendo desenvolvido também, para incrementar a utilização do rio São Francisco como hidrovia de escoamento da produção e transporte de passageiros.
Portanto, o Brasil possui rios e mares com auto grau de desempenho para realizar navegações e embarcações de qualquer parte. Porem carece de investimentos e melhorias em seu sistema