Trabalho de let
Gustavo
1) Os conhecimentos linguísticos, discursivos, cognitivos, culturais e interacionais. 2) O conhecimento lingüístico possibilita a melhor interpretação do texto pelo leitor. Isso ocorre porque baseado em conhecimentos prévios, o próprio leitor consegue contextualizar as informações contidas no texto de forma que sua leitura faça sentido. Um exemplo são as expressões catafóricas e anafóricas que se remete a algo que já foi ou será dito.
3) Frames - são conjuntos de conhecimentos armazenados na memória, sem que haja qualquer ordenação entre eles, como por exemplo futebol( jogo, gol, bola , torcida ). Esquemas – conhecimentos armazenados em uma certa sequência de tempo ou de causa, como por exemplo uma cifra de uma musica. Planos - conjunto de conhecimentos sobre como agir para atingir um certo objetivo, como por exemplo uma receita de bolo, os passos de uma dança. Scripts - são conhecimentos sobre maneiras de agir estereotipadas em uma certa cultura ou crença como por exemplo rituais religiosos, regras de etiqueta. Superestruturas ou esquemas textuais - conjuntos de conhecimentos sobre diversos tipos de textos, que adquirimos de acordo com que lemos eles e fazemos comparações entre os mesmos.
4) Inferência textual e quando o leitor utiliza do seu conhecimento de mundo para interligar dois elementos de um texto que ele esta tentando compreender e interpretar.Nem toda inferência e plausível, pois só podemos fazer inferências de fatos que nos é passado pelo texto para que seja um inferência valida, caso contrario pode-se chegar a conclusões que não condizem com a real idéia passada pelo autor. 5) O título pode ser considerado um elemento contextualizador pelo fato de que ele resume, em uma palavra ou frase, toda a idéia do que o texto quer passar. Sendo assim, ele é fundamental para que o receptor perceba de que o texto se trata.
6) Segundo Koch