Trabalho de laminação aluminio
A Laminação do Alumínio é um processo de transformação mecânica que consiste na redução da seção transversal por compressão do metal, através da passagem entre dois cilindros de aço ou de ferro fundido com eixos paralelos que giram em torno de si mesmos. Tal secção transversal é retangular e refere-se a produtos planos de alumínio, ou seja, chapas ou folhas, conforme classificação dos acabamentos dos produtos laminados (NBR 7556 e 8310). Existem dois processos básicos de laminação: laminação a quente e laminação a frio
Sumário
1- Introdução
2- Laminação
3- Laminadores
4- Laminação a quente
5- Laminação a frio
6- Linha de laminação a frio para folhas de alumínio
7- Laminação Continua
8 - Processos Termomecânico 8.1 Propriedades mecânicas 8.2 Limite de resistência 8.3 Limite de escoamento 8.4 Alongamento 8.5 Dureza 8.6 Modulo de elasticidade 8.7 Tensão de fadiga 8.8 Temperaturas elevadas 8.9 Temperaturas baixas.
9 - Laminação de Barras e perfis
10 - Conclusão
1- Introdução
Este trabalho foi elaborado como um de seu principais objetivos promover e mostrar um pouco do processo de laminação de, desde seu inicio até ao produto final. Mostrando métodos de laminação, tipos de cilindro, laminadores e tratamento térmicos dos metais.
2 – Laminação
Laminação é o processo de conformação mecânica que consiste em modificar a seção transversal de um metal na forma de barra, lingote, placa, fio, ou tira etc., pela passagem entre dois cilindros com geratriz retilínea (laminação de produtos planos) ou contendo canais entalhados de forma mais ou menos complexa (laminação de produtos não planos), sendo que a distância entre os dois cilindros deve ser menor que a espessura inicial da peça metálica.
É o processo mais empregado dentro os processos de transformação