Metalurgica
DE
METALÚRGIA MECÂNICA
LAMINAÇÃO DE ALUMÍNIO
ALUNO: RENATO SILVA DE OLIVEIRA
PROF. KLEINER
Laminação
A laminação consiste em um processo de conformação mecânica que tem por objetivo a redução de espessura de uma chapa, barra, ou perfil metálico. Trata-se de um processo de elevada produtividade, atendendo, principalmente, à demanda de produtos planos. A redução de espessura refere-se a produtos planos laminados de alumínio e suas ligas, compreendendo desde chapas grossas com espessuras de 150 mm até folhas com espessura de 0,005 mm. Existem dois processos de laminação de alumínio: a laminação a quente e laminação a frio. Atualmente, a indústria também utiliza-se da laminação contínua.
Laminador
Um laminador possui basicamente cilindros (ou rolos), mancais, uma carcaça chamada de gaiola ou quadro para fixar estas partes e um motor para fornecer potência aos cilindros e controlar a velocidade de rotação. As forças envolvidas na laminação podem atingir milhares de toneladas,e é necessário uma construção bastante rígida, além de motores muito potentes para fornecer a potência necessária. O custo, portanto de uma moderna instalação de laminação é da ordem de milhões de dólares e consomem-se muitas horas de projetos uma vez que esses requisitos são multiplicados para as sucessivas cadeiras de laminação contínua.
Os cilindros são utilizados de diversas maneiras, o mais simples é constituído por dois cilindros de eixo horizontais, colocados verticalmente um sobre o outro que é conhecido como laminador duo e pode ser reversível ou não.
Os cilindros de pequeno diâmetro são utilizados para laminar materiais cada vez mais finos. Estes cilindros podem fletir, e devem ser apoiada por cilindros de encosto. Este tipo de laminador é o quádruo, podendo ser reversível ou não. Quando os cilindros de trabalho são muito finos, podem fletir tanto na direção vertical quanto na horizontal e devem ser apoiados em ambas as direções. Outro laminador muito utilizado é o