Levantamento egonomico das havaianas
1137 palavras
5 páginas
IntroduçãoAo ver de todos os seus usuários, em sua maioria, parece ser um artefato de moda ergonomicamente correto. Ao usa-las em um curto período de tempo, elas não demonstram os pontos negativos, muito pelo contrário, em um curto espaço de tempo, para muitos usuários não tem calçado melhor e mais confortável que as Havaianas. Mas ao se fazer uma análise mais detalhadas deste produto, encontra-se alguns pequenos “pecados” que a sandália de borracha deixa muito a desejar em alguns pontos funcionais e práticos.
Esse trabalho tem por objetivo final apontar essas falhas ergonômicas, identificadas através de uma série de pesquisas e estudos nas Alparcatas do Grupo Camargo Corrêa
Introdução a Ergonomia
Derivada das palavras gregas ERGON (trabalho) e NOMOS (normas), ou seja normas para o trabalho.
“A ergonomia é uma ciência interdisciplicar. Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria e a sociedade no trabalho. O objetivo prático da ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das maquinas, dos horários, do meio ambiente ás exigências do homem. A realização de tais objetivos, do nível industrial, propicia uma facilidade e um rendimento do esforço humano.” LEPLAT J.
Em sumo a Ergonomia é o estudo da relação homem-trabalho, a fim de aplicar as tecnologias adequadas para a boa execução do trabalho pelo homem, gerando assim um certo conforto, segurança e saúde para o homem antes, durante e depois da execução de determinado tipo de trabalho. Porém ergonomia não se resume apenas ao trabalho físico e profissional, envolve também o lazer, diversão, execução de trabalhos mais simples do ser humano, como trabalhos domésticos.
Ergonomia no Brasil
Como as demais tecnologias, a Ergonomia chegou ao Brasil a partir da difusão da mesma a nível internacional. Sendo abordada pela primeira vez em 1960 por Ruy Leme e Sérgio Penna, em um projeto tecnológico para a USP. Na mesma época, mais precisamente no Rio de Janeiro, o