Laminação
SUDESTE DE MINAS GERAIS- CAMPUS JUIZ DE FORA
PROCESSO DE LAMINAÇÃO
Juiz de Fora
2014
Processo de Laminação
1 Em que consiste esse processo?
Apresentação
A laminação é um processo de conformação mecânica, que baseia-se em deformar plasticamente o material, ou seja, fazê-lo mudar de forma, e esta mudança ocorre por esmagamento entre rolos giratórios. Para que o mesmo sofra a pressão necessária, essa deformação é enorme e os esforços envolvidos são de compressão. Propriedades Mecânica dos Materiais
Diversas propriedades especiais os materiais metálicos possuem, e umas das mais importantes são a Elasticidade e a Plasticidade.
Elasticidade
A propriedade que o material metálico tem de se deformar se um esforço é aplicado sobre ele é a Elasticidade, e também de voltar a forma anterior quando o esforço aplicado parar de existir.
Plasticidade
Já a Plasticidade é a propriedade que o material metálico tem, se um esforço for aplicado sobre ele, de manter uma determinada deformação e permanecer deformado quando o esforço parar de existir. Normalmente este esforço aplicado ao metal é maior e mais prolongado, do que na descrição anterior.
Resumindo:
Propriedade de Elasticidade deforma e volta a forma anterior.
Propriedade de Plasticidade deforma e não volta a forma anterior.
Estas propriedades dependem de como os átomos do metal estão arranjados, onde situações estruturais permitem maiores ou menores deformações, precisando de mais ou menos energia e esforço para se deformar um material metálico.
Alguns materiais são mais fáceis de serem deformados, podemos citar o alumínio e o cobre como bons exemplos disso, mas qualquer metal pode ser deformado até espessuras muito finas pelo processo de conformação por laminação.
2 Como é produzido?
Processo de Produção
Tudo inicia na fundição. Na fundição são fundidas peças nos formatos de placas, blocos ou tarugos de metal