ATPS materiais de construção mecânica etapa 3
As propriedades mecânicas do alumínio (material selecionado para confecção do vasilhame). Os valores dessas propriedades mecânicas podem se dividir em dois grupos:
- valores garantidos: parâmetros mecânicos estabelecidos pelas especificações;
- valores típicos: obtidos por meio de dados estatísticos encontrados por ensaios rotineiros, o que garante que este material obedeça as especificações. Abaixo seguem algumas informações técnicas das propriedades mecânicas do alumínio:
Limite de resistência à tração;
Para o alumínio puro recozido esse limite é de aproximadamente 48 Mpa (4,9 kg/mm²).
Vale lembrar que esse limite pode variar de acordo com o tipo da liga, do trabalho a frio e até do tratamento térmico.
Limite de escoamento:
O limite do alumínio puro é de aproximadamente 12,7 Mpa (1,3 kg/mm²). Obs: O alumínio não apresenta um limite de escoamento nítido, por este motivo se utiliza o método off set com taxa de 0,2% como indicado na pesquisa acima).
Dureza:
Não há uma relação direta entre o valor e a dureza e as propriedades mecânicas das várias ligas de alumínio, tanto como o tratamento térmico e o endurecimento por trabalho a frio. Apesar de tudo isso a dureza do alumínio é geralmente mais baixa do que a maioria dos aços.
Módulo de elasticidade ou Modulo de Young:
O módulo de elasticidade do alumínio é de 7030 kg/mm², portanto o modulo de elasticidade do alumínio representa um terço do modulo do aço, e por este motivo há vantagem em utilizar o alumínio, pois sua elevada capacidade de amortecer golpes e reduzir as tensões produzidas pelas variações de temperatura.
Com a análise do material em relação aos dados colhidos chegamos a conclusão que para as aplicações propostas o alumínio se encaixa perfeitamente.
ETAPA 3
Passo 1
1. Quais são as fases presentes no diagrama composição versus temperatura?
R: É necessário apenas localizar o ponto no diagrama de fases e analisar em qual do campo de fases