trabalho
Descoberto em 1825, o alumínio é produzido em quantidades maiores que qualquer outro metal não ferroso utilizado na indústria. Embora seja abundante na crosta terrestre, não é fácil extraí-lo, pois ocorre na forma de compostos (substância formada por dois ou mais elementos químicos). Prateado, o alumínio é resistente e leve, pouco suscetível à corrosão e amplamente reciclável. Dos seus compostos, o óxido (coridon) é o mais duro dos metais depois do diamante (MOHS), o sulfato é utilizado nas indústrias de papel e o cloreto é importante catalisador em química orgânica e na fabricação de óleos lubrificantes. E nesta ATPS conheceremos um pouco mais o Alumínio, suas propriedades e suas características tanto físicas quanto químicas.
A pesquisa realizada tem por objetivo permitir aos graduandos a obtenção de informações a respeito do metal alumínio desde o modo de sua obtenção na natureza, seu uso dentro do curso pretendido e também a formas de reciclagem e impactos causados ao meio em que vivemos.
As duas etapas propostas nesta atividade prática supervisionada trás informações básicas a respeito do alumínio tais como: forma de obtenção do alumínio, discussões sobre o relatório de sustentabilidade etc.
ALUMINIO
O alumínio, de símbolo químico Al de número atômico 13 (treze prótons e treze elétrons) com massa atómica 27 u é um elemento químico metálico trivalente, leve, sólido cristalino, de cor branco - prateado e sem odor característico, Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Este metal é incluído no conjunto dos metais representativos, com número atômico igual a 13 (grupo do boro).O alumínio é uma das espécies mais reativas que se conhece. A temperaturas elevadas, cerca dos 180ºC, reage com a água, produzindo hidróxido de alumínio (Al(OH)3) e hidrogênio (H2), e com outros óxidos metálicos, produzindo o respectivo metal e óxido de alumínio (Al2O3). Outra característica