Trabalho De Introdu O Lingu Stica
Curso: Fonoaudiologia
Disciplina: Introdução à Linguística
Prof.º Alexandre Almeida
Nomes: Athos Sartori Lacerda e Nicole Mendez
Data: 13/03/2015
Referências bibliográficas:
LYONS, J. (1987). Linguagem. In: LYONS, J. Língua(gem) e linguística. Rio de Janeiro: LTC. p. 1-23.
Respostas:
1) Independência de estímulo significa que na linguagem, não há (de maneira geral) qualquer conexão entre palavras e as situações em que são utilizadas. Sendo assim, a probabilidade de usarmos um vocábulo em alguma situação relacionada a esse, é a mesma de usarmos em qualquer outro contexto.
2) Competência linguística é uma capacidade inerente aos humanos de falar, enquanto que desempenho envolve prática a essa competência. Por exemplo, os afásicos de broca possuem a competência, porém tem dificuldades para desenvolver a fala, ou seja, no âmbito do desempenho. Logo, a competência independe do desempenho, entretanto para haver desempenho é preciso ter competência.
3) A competência linguística é estar apto a falar, ter a capacidade, mas não necessariamente usufrui-la. Já a fluência é a habilidade de se expressar claramente num determinado idioma, mantendo para isso, seu uso contínuo.
4) A língua falada pode ser considerada básica, na medida em que para existir uma mudança na escrita, ela costuma ocorrer 1º na fala, pois essa é utilizada frequentemente. Porém, há exceções, como no chinês clássico, ou no antigo egípcio, em que a língua escrita pode corresponder a dialetos falados distintos.
5) O ‘comportamento’ é o desempenho em si, enquanto que ‘verbal’ é a articulação. Logo, ‘comportamento verbal’ é o desempenho da articulação da fala.
6) A língua escrita é a mesma que a falada no sentido linguístico. Por exemplo, o sarcasmo é facilmente percebido na fala devido o contexto e a entonação do enunciado, já na escrita muitas vezes não é perceptível.
7) Sentenças ambíguas na escrita, porém distintas na fala: "vamos perder,