Trabalho de Inteligência Empresarial
Samuel Araujo
Rafael Pereira
Thiago Dias
Leonardo Amaral
João Henrique
TRABALHO DE INTELIGENCIA EMPRESARIAL
Rio de Janeiro
2014
SAMUEL ARAUJO
RAFAEL PEREIRA
THIAGO DIAS
LEONARDO AMARAL
JOÃO HENRIQUE
TRABALHO SOBRE ERP
NATUREZA: Trabalho da matéria de Inteligência empresarial.
OBJETIVO: Apresentar um trabalho que fale um pouco sobre ERP e como ela melhorou os processos de trabalho nas empresas.
Rio de Janeiro
2014
1 INTRODUÇÃO
ERP, do inglês Enterprise Resource Planning, é um conjunto de módulos com o objetivo de integrar as principais áreas de negócio de uma empresa possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócio. A ERP possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente.
2 História do ERP
Na década de 50 quando os conceitos de controle tecnológico e gestão corporativa tiveram seu início, a tecnologia era baseada nos mainframes rodando os sistemas de controles de estoque. Neste período, a automação era cara e lenta, porém já agilizavam muitos dos processos que até então eram realizados manualmente.
Na década de 70 a disseminação computacional gerou as MRPs, do inglês Material Requirement Planning, as MRPs implementaram o conceito de conjunto de sistemas, conhecidos também como pacotes, e que conversavam entre si. Neste novo conceito, houve a possibilidade de implementar o planejamento do uso de insumos e a administração de diversas etapas dos processos produtivos.
A década de 80, que marcou o início das redes de computadores ligadas a servidores tornando a integração mais barata e fácil do que usar mainframes e a revolução nas atividades de gerenciamento das atividades de produção e logística, transformou o MRP em MRP II (que significa Manufacturing Resource Planning), que passou a controlar também outras atividades da empresa como mão-de-obra e maquinário. Podemos dizer que o MRP II já poderia ser chamado