Trabalho de imunologia
Esse trabalho tem como objetivo apresentar as definições da Imunologia, estudando as células mais importantes do nosso sistema imunológico, bem como a diferença da resposta imune inata e resposta imune adaptativa.
Imunologia é o estudo de nossa proteção contra macromoléculas estranhas ou organismos invasores e nossas respostas a eles. Esses invasores incluem vírus, bactérias, protozoários ou mesmos parasitas maiores.
Resposta imune inata
Um grupo de células fagocitárias tenta destruir o microorganismo invasor através da fagocitose. Este tipo de ação é inespecífica, pois essas células podem fagocitar vários tipos de microorganismos na primeira linha de defesa. Estas células são um grupo de leucócitos: monócitos, macrófagos e neutrófilos.
Resposta imune adaptativa
É uma resposta específica e conta com os linfócitos, que reconhecem o invasor. A imunidade adaptativa é normalmente silenciosa e responde ou se adapta à presença de microrganismos infecciosos tornando-se ativa, gerando mecanismos potentes para neutralizar e eliminar esses microrganismos.
Células Linfóides
Linfócitos
Existem vários tipos de linfócitos que são agrupados em duas categorias: linfócitos B, que produzem anticorpos que se ligam ao antígeno e os linfócitos T, que estão envolvidos na produção de linfócitos B e auxiliam na fagocitose. Tem entre 10-12 micrômetros de diâmetro, núcleo redondo e citoplasma pouco basófilo.
Os linfócitos são responsáveis pelo reconhecimento do invasor e produção da resposta imune. São produzidos na medula óssea e timo, que são órgãos linfóides primários ou centrais e migram para o baço, linfonodo e amídalas, que são tecidos linfóides secundários. Os linfócitos B são produzidos na medula óssea e os linfócitos T são produzidos no timo.
Os linfócitos T protegem contra vírus, fungos e bactérias e são responsáveis por diferenciar as células do organismo de corpos