Trabalho de imunologia
Os dois tipos de imunidade são, adaptativa, a chamada imunidade humoral e a imunidade celular, as quais são medidas por diferentes tipos de células e moléculas e são designadas para fornecer defesa contra os micróbios extra e intracelular, respectivamente. A imunidade humoral é mediada por proteínas denominadas anticorpos, os quais são produzidos pelas células conhecidas como linfócitos B. Os anticorpos são secretados na circulação e nos fluidos das mucosas. Eles neutralizam e eliminam os micróbios e as toxinas microbianas presentes no sangue e nas cavidades de órgãos com mucosa, a saber, os tratos gastrintestinal e respiratório. Uma das funções mais importantes dos anticorpos é impedir que os micróbios presentes nas superfícies mucosas e no sangue tenham acesso às células hospedeiras e aos tecidos conjuntivos e os colonizem. Desta maneira, os anticorpos impedem totalmente que as infecções se estabeleçam. Os anticorpos não tem acesso a micróbios que vivem e se dividem no interior de células infectadas, A defesa contra tais micróbios intracelulares é chamada de imunidade celular por ser mediada pelas células denominadas linfócitos T. Alguns linfócitos T ativam fagócitos para destruir micróbios ingeridos nas vesículas fagocíticas. Outros linfócitos T destroem quaisquer tipos de células hospedeiras que estejam abrigando micróbios infecciosos no citoplasma.
2. Quais as principais classes de linfócitos, como eles se diferenciam em função?
Linfócito T - possuem a função de fabricar os anticorpos do sangue, atuando também na imunidade celular.
Linfócito B - são responsáveis pelo reconhecimento dos antígenos (corpos estranhos que entram no corpo humano). Produzem os anticorpos contra os antígenos.
Células NK (Natural Killers) - totalizam cerca de 10% dos linfócitos presentes no sangue. Possuem a capacidade de atacar e