Trabalho Imunologia
O linfócito é um tipo de leucócito (células sanguíneas brancas ou glóbulos brancos) e são fabricados pelas células-tronco linfóides presentes na medula óssea vermelha. Estas se diferenciam em células pré B, que dão origem aos linfócitos B, e pró-timócitos, que dão origem aos linfócitos T.
Constituem uma família de células esféricas, com um diâmetro que varia de 6 a 8 µm, sendo que os linfócitos que possuem esta dimensão são chamados de linfócitos pequenos, os linfócitos T e B
Em indivíduos saudáveis, os linfócitos representam de 20-30% dos leucócitos sanguíneos. Estas células possuem um papel importante na defesa do organismo, possuindo receptores capazes de identificar os invasores, sendo cada uma possuindo suas particularidades.
Em hemograma é uma das análises de sangue mais úteis e mais solicitadas na prática médica. Quando o médico solicita uma coleta de sangue, ele precisa dizer para o laboratório o que pretende que seja analisado nesta amostra. No nosso sangue circulam várias substâncias que podem ser dosadas ou pesquisadas, como proteínas, anticorpos, células, eletrólitos (potássio, sódio, cálcio, magnésio, etc.), colesterol, hormônios, drogas e até bactérias ou vírus, em casos de infecção. Se o médico quiser saber como andam os níveis de colesterol, ele precisa escrever no pedido que deseja uma dosagem do colesterol; se o objetivo for saber se a glicose do sangue anda controlada, solicita-se a dosagem da glicose sanguínea. O hemograma é solicitado quando o objetivo é ter informações sobre as células do sangue, nomeadamente, leucócitos, plaquetas e hemácias. Portanto, em um hemograma não é possível obter dados sobre o nível de colesterol, taxa de glicose, pesquisa de bactérias, pesquisa de drogas, teste para HIV.
2.0 Maturação, Ativação e Regulação dos Linfócitos
Os linfócitos B e T originam-se de um pecursor comum derivado da medula óssea que está predestinado a constituir a linhagem dos